• Home
  • Blog
  • Reconhecimento do poder das cooperativas de crédito na mídia nacional

Reconhecimento do poder das cooperativas de crédito na mídia nacional

Reconhecimento do poder das cooperativas de crédito na mídia nacional

“Nos últimos anos, os cinco maiores bancos do Brasil, que concentram 90% do crédito do mercado, seguraram a concessão de empréstimos e reduziram as agências. Na contramão, um tipo diferente de instituição financeira, que oferece os mesmos produtos e serviços a taxas mais baratas, roubou a cena: as cooperativas de crédito”. Esse trecho retirado do portal Exame (Editora Abril) resume de forma eficaz a onda crescente de reconhecimento e afirmação das cooperativas de crédito no Brasil.

O crescimento das cooperativas de crédito tem destaque especial no panorama de análise de desempenho. Responsáveis por apenas 3% do crédito no Brasil, elas cresceram 20% ao ano em operações, em média, enquanto o país afundava na crise econômica. Nosso desafio no Sistema Sicredi é levar o pensamento de cooperativismo para cada vez mais pessoas no Brasil. Em termos comparativos nos Estados Unidos, 30% da população é cooperada e na Alemanha, 22%.

A explicação para o poder mais competitivo em relação a taxas e negociações está, exatamente, no princípio organizacional: a cooperação. As cooperativas oferecem taxas mais competitivas porque, diferente dos bancos, que devolvem o lucro aos seus acionistas, elas distribuem seu resultado para os próprios cooperados. Assim, se retroalimentam: cobram menos e devolvem a chamada “sobra” todo ano aos associados.

“No Brasil, estamos construindo o entendimento de que, diferente do cliente de um banco, o associado participa dos resultados e o recurso gira em torno da sua comunidade”, diz o superintendente de crédito comercial e desenvolvimento do Sicredi, Edson Schneider.

Fontes: economia.uol.com.br / exame.abril.com.br

TELEFONES ÚTEIS

  • Atendimento ao Associado
    (84) 4009-3535
  • Ouvidoria
    0800 646 2519
  • SAC Sicredi
    0800 724 7220
  • Deficientes Auditivos ou de Fala
    0800 724 0525